terça-feira, 8 de maio de 2012

Com plenário lotado, projeto Ficha Limpa é aprovado em primeiro turno









Com plenário totalmente lotado, o projeto Ficha Limpa Municipal, de autoria do vereador Dr. Isael (PV), foi aprovado em primeiro turno durante Sessão Ordinária na Câmara nessa segunda-feira, dia 07 de maio. Por se tratar de Emenda à Lei Orgânica do Município, o projeto passará pelo segundo turno de votação no próximo dia 21.
Mesmo com parecer contrário emitido pelo Departamento Jurídico da Câmara, alegando inconstitucionalidade, os nove vereadores presentes votaram favorárveis, sendo eles: Abdala Salomão (PSDB), Geni Dias Ramos (PPS), Isael Domingues (PV), Jair Antonio Roma (PPS), José Alexandre Faria (PT), José Carlos Gomes- Cal (PTB), Marcos Aurélio Villardi (PR), Martim César (DEM) e Ricardo Piorino (PDT). Os vereadores Toninho da Farmácia (PDT) e Jânio Ardito Lerário (PSDB) não compareceram à sessão.
A votação foi acompanhada por grande público, formado por liderenças religiosas, como o Padre José Júlio Azarito (Paróquia Vila São Benedito), Díacono João Batista (Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima) e José Luiz Lemes (Paróquia São Benedito). Presidentes de partidos políticos, como José Mayer (PV), Sivanilde Navarro Kogempa (PT), Cláudio Teixeira Brazão “Macaé” (PSDB) e Cláudia Maria Vieira Domingues (PSD) também acompanharam a votação, além de lideranças comunitárias e de voluntários do Movimento Social Pinda é + Ficha Limpa.
Durante explanação do projeto na Tribuna Livre, o vereador Dr. Isael (PV) agradeceu a presença maciça da população ao plenário. “Agradeço a todos vocês, cidadãos de Pindamonhangaba, que querem uma política moral, transparente, ética, sem sujeiras. Sem dúvida nenhuma, o dia 7 de maio vai ficar para história da nossa cidade. O combate à corrupção só é possível graças a união de toda a sociedade. E hoje todos vocês mostraram isso. Obrigado a todos que acompanharam a votação, declarou o vereador Dr. Isael.
O Presidente da Câmara, vereador Ricardo Piorino, ressaltou que não há inconstitucionalidade ao projeto e elogiou a iniciativa do vereador Dr. Isael. “Tenho muito respeito pelo Jurídico desta Casa, mas não há inconstitucionalidade a essa emenda à lei orgânica. Parabenizo o vereador Dr. Isael pela coragem de elaborar o projeto e colocar em prática a Ficha Limpa Municipal, pois somente assim vamos varrer toda sujeira da administração”, ressaltou.
O vereador Abdala Salomão, 1º vice-presidente da Câmara, também parabenizou o vereador Dr. Isael e a população presente. “Essa noite, com certeza, está sendo muito especial para política da nossa cidade e só está sendo possível, graças a presença de vocês. Parabéns a todos”.
Projeto
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município prevê alteração no artigo 118 da referida lei, impedindo que pessoas condenadas pela Justiça em segunda instância, por órgão colegiado, transitado e julgado, assumam cargos comissionados como secretários, diretores e assessores, nos Poderes Executivo e Legislativo, na próxima administração.
Mobilização
Mais de 4 mil assinaturas foram coletadas junto à população durante mobilizações de ação de apoio popular realizadas na cidade por voluntários do Movimento Social Pinda é + Ficha Limpa. As assinaturas foram anexadas ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário